| Início |

Passeios Pedestres SAL
Equipamento
Nos percursos da SAL não há regras sobre o equipamento a usar. No entanto, lembramos que a escolha de equipamento adequado à sua caminhada tem uma importância capital para a sua comodidade, segurança e disfrute com o maior prazer da jornada. Lembre-se que são peças essenciais do seu equipamento: o calçado, o vestuário e a mochila. As indicações que aqui deixamos servem para ajudar a que os Passeios Pedestres SAL sejam o mais agradável possível. O seu testemunho é muito importante, pelo que, caso julgue necessário, falarmos de outros equipamentos ou da sua experiência pessoal, avise-nos. 


Passeios Pedestres SAL

> Agenda de Passeios

> Programas Grupos


> Preços


> Lista de Passeios



> Cartão SAL

> Pré-Comprados

> Ofertas Walk in a Box


> Parcerias Empresas


> A Vida é Bela - Coolgift



> Dúvidas Frequentes

> Equipamento



>
História

> Equipa de Monitores

> Enquadramento Legal

> Condições Gerais

>
Pedido de Informação


Que calçado devo usar ?
É essencial que o calçado seja adequado. Botas de montanha, que mantenham o tornozelo firme e sola de borracha com rasto e aderência. Alguns tipos de sapatos ténis são também apropriados. Para quem está habituado, pode usar botas da tropa ou de cano alto. São de evitar as solas de couro, saltos altos e sapatilhas de ginástica de sola fina. As meias devem completar o aconchego dos pés. Algodão junto à pele e, quando justificar, uma segunda camada de lã, de preferência com cano alto.

Há roupas especiais para os Passeios Pedestres ?
As roupas devem ser cómodas e adequadas à estação do ano. Junto ao corpo uma t-shirt térmica tipo lifa, ou de algodão em alternativa (apresenta o incómodo de, quando suada, levar muito tempo a secar), depois uma sweat-shirt ou forro polar, para o frio pode também ser utilizado uma camisola de lã (nunca utilizar fibras sintéticas tipo viscose), no final um impermeável, com ou sem forro. Os impermeáveis com fibra gore-tex são os mais indicados pois deixam sair o vapor da transpiração. É aconselhável levar sempre uma capa plástica (mesmo um saco de lavandaria) na mochila. As pernas devem ter uma camada de lifa ou algodão junto à pele e o exterior deve ser resistente e flexível. As gangas justas são muito incómodas, pela pouca flexibilidade. A cabeça, o pescoço e as mãos são zonas muito sensíveis, tanto ao frio como ao sol, pelo que bonés, chapéus, gorros, fitas, lenços e luvas são acessórios imprescindíveis, que, além de úteis, dão sempre um estilo pessoal ao caminheiro.

Que protecções devo utilizar ?
Os óculos escuros protegem da incidência directa dos raios solares e do vento. Protector solar cutâneo e baton para os lábios. Existem batons com diferentes sabores e cores. Para quem sofre de enxaqueca ou dores agudas é aconselhável medicação analgésica adequada.

Como transportar as minhas coisas ?
A melhor forma de transporte é uma mochila. A mochila é um saco com duas alças, sendo o peso suportado pelos ombros. Para maior comodidade as alças devem ser almofadadas e existir um cinto para aperto frontal. A bolsa principal deve ser arrumada com o vestuário suplementar (caso exista) em baixo e a comida em cima. A água deve ir nesta bolsa (caso se trate de uma garrafa) ou nas laterais no caso de pequenos cantis. Outras bolsas exteriores devem ser reservadas para pequenos equipamentos suplementares. Artigos valiosos ou frágeis (carteira, chaves, bolsa com óculos, binóculos) devem ir na bolsa principal entre o vestuário e a comida. A água pode ainda ser transportada num cantil fora da mochila, desde que tenha alça, tal como a máquina fotográfica ou binóculos.

Equipamentos pessoais recomendados.
Deve ter o seu próprio equipamento de primeiros-socorros em estojo próprio, um canivete tipo suiço ou uma pequena faca, um apito, uma pequena lanterna (com pilhas), bússola (caso se saiba utilizar), um espelho, um isqueiro, uma pequena toalha. Muitos caminheiros não dispensam um bastão de caminhada ou um bordão ou pau ferrado.

O que não devo levar.
Peso excessivo. Jóias e adornos, demasiado dinheiro, maquilhagem ou perfumes, colónias, after-shave aplicados sobre a pele, roupas demasiado largas ou apertadas, comidas refrigeradas (iogurtes, natas, cremes), fruta demasiado madura, chocolates (no período quente), garrafas de vidro, rádios ou walkman, buzinas de ar comprimido, armas de fogo ou de alarme, equipamentos pirotécnicos, combustíveis líquidos, produtos químicos.



SISTEMAS DE AR LIVRE
Av.Manuel Maria Portela 40 1ºEsq  2900-478 Setúbal Portugal
Telf +(351) 265.227.685     Fax +(351) 265.221.334
E-mail sal@sal.pt   Internet Web Site http://www.sal.pt
Alvará EAT 28/2003 Turismo de Portugal. NIF 503 634 379.
SAL é uma marca registada. Todos os direitos reservados.