| Início |

Passeios Pedestres SAL
Dúvidas Frequentes FAQ
Como é um Passeio Pedestre SAL ?
Diferença dos Passeios de Sábado e Domingo ?
Qual a dificuldade dos Passeios ?
Quanto custa participar num Passeio ?
Como inscrever nos Passeios ?
Um Passeio pode ser cancelado ? Como sei ?

Como chegar ao local de partida ?
A que horas começa e termina o Passeio ?
É preciso levar comida e água ?
Posso levar um grupo de amigos ?
Posso levar o meu cão ou o meu gato ?
Como posso fazer uma reclamação ?
Como obtenho mais informações ?
Equipamentos a utilizar.


Passeios Pedestres SAL

> Agenda de Passeios

> Programas Grupos


> Preços


> Lista de Passeios



> Cartão SAL

> Pré-Comprados

> Ofertas Walk in a Box


> Parcerias Empresas


> A Vida é Bela - Coolgift



> Dúvidas Frequentes

> Equipamento



>
História

> Equipa de Monitores

> Enquadramento Legal

> Condições Gerais

>
Pedido de Informação


 

Como é um Passeio Pedestre SAL ?
Os Passeios Pedestres SAL diurnos realizam-se para individuais aos Sábados, Domingos e Feriados, independentemente do número de participantes e não têm inscrição prévia. Os passeios SALuar, Walk in Alentejo, Foto SAL, Motivacionais SAL têm inscrição prévia. Todos eles são passeios a pé por zonas naturais ou urbanas históricas, onde se evidenciam as riquezas do património natural, histórico e social da zona atravessada. Os passeios são normalmente circulares, retornando ao local da partida. O acompanhamento é feito por Monitores SAL que, além de guias, efectuam as explicações dos locais percorridos e mantém na activdade um clima de segurança, simpatia e alegria.


TOPO


Diferenças entre os Passeios Pedestres SAL ?

Sábado e Domingo - A partir da época 2012-2013 acabaram, as diferenças entre Passeio de Sábado e Passeio de Domingo, podendo em cada um dos dias haver passeios de dificuldade alta ou baixa e diferentes durações. Veja as informações na descrição de cada passeio.
SALuar - Estes passeios são nocturnos e realizam-se no Sábado mais próximo da lua cheia, entre Maio e Outubro, e no dia 31 Outubro. Têm graus de dificuldade e temáticas variadas.

Urbanos - São passeios em cidade, com grau de dificuldade baixo a médio e apresentam forte componente informativa e cultural.
Walk in Alentejo - São jornadas de fim de semana, com passeios independentes, devendo ter toda a atenção à descrição de cada programa.

Para qualquer Passeio Pedestre SAL, verifique as condições específicas do programa.


TOPO


Qual a dificuldade dos diferentes Passeios Pedestres SAL ?

Os Passeios Pedestres SAL são preparados para todo o tipo de pessoas, pelo que é apenas necessário uma preparação física adequada e gosto por andar a pé.
O grau de dificuldade de um Passeio Pedestre SAL tem três componentes: Características do passeio - Distância, tipo de terreno, declives a ultrapassar. Condição meterológica - Chuva, frio, calor excessivo, humidade, nevoeiro. Condição do participante - Saúde, preparação física, motivação e equipamento. As duas primeiras definem as condições objectivas da dificuldade de um passeio, sendo que as condições meterológicas são sempre variáveis. A última define as condições subjectivas que correspondem a cada participante.
Dificuldade Alta -- Passeios que exigem hábito de fazer passeios pedestres e equipamento básico adequado. Estes passeios apresentam pelo menos uma de três condições: Extensão superior a 18Km; declive acentuado a ultrapassar; distâncias superiores a 3Km em piso irregular.
Dificuldade Média+ -- Passeios para os quais é preciso boa preparação física, mas que não apresentam dificuldades exageradas. Com condições atmosféricas extremas podem passar a Dificuldade Alta.
Dificuldade Média -- Passeios acessíveis a todo o tipo de pessoas, mas onde é aconselhado verificar o estado de preparação física e ter motivação adequada para eventuais dificuldades.
Dificuldade Média- -- Passeios para todos os públicos, incluindo crianças, mas em que se devem ter cuidados especiais em condições atmosféricas adversas que lhe podem aumentar a dificuldade.
Dificuldade Baixa -- Passeios para todas as pessoas, em que não se percorrem grandes extensões, não apresentam declives acentuados e têm normalmente piso regular. Têm normalmente bons acessos, mas não esquecer que continua a ser um passeio pedestre e não uma simples voltinha a pé.


TOPO


Quanto custa participar num Passeio Pedestre SAL ?

O preço de participação nos Passeios Pedestres SAL é variável e deve ser consultado na página Preços. Apenas os preços constantes desta página são considerados como preços oficiais.
Além dos preços de bilhetes comprados par cada passeio, há as hipóteses de compra de Bilhetes Pré-Comprados ou de assinatura do Cartão SAL por períodos de seis meses ou de um ano, com enormes vantagens de poupança. Todos os valores incluem IVA à taxa legal no seu preço e são pagos contra a entrega de um bilhete numerado e contabilizado, sendo válido como venda a dinheiro.


TOPO


Como inscrever nos Passeios Pedestres SAL ?

A generalidade dos Passeios Pedestres SAL não necessita de inscrição prévia. Basta aparecer à hora de encontro, definida na agenda, no local de início do passeio. Sempre que os passeios necessitam de inscrição prévia esta informação está devidamente anuncida no site. A inscrição deve ser feita por formulário na página da respectivo programa e o pagamento por transferência bancária ou envio de cheque.


TOPO


Um Passeio Pedestre SAL pode ser cancelado? Como sei ?

Os passeios só são cancelados por motivos de força maior, normalmente associados à diminuição das condições de segurança e das capacidades de disfrute dos locais percorridos, por interdição dos locais (incêndios, operações militares, autorizações canceladas, vedações inesperadas, ...) ou doença súbita dos seus Monitores. O motivo mais habitual é a existência de condições atmosféricas adversas (do dia ou da véspera) que tornam o percurso perigoso ou mesmo impraticável de percorrer. O passeio pode ser cancelado antecipadamente pela SAL, sendo dada a informação no site ou até ao momento da partida, por decisão soberana e inquestionável dos Monitores SAL responsáveis pelo passeio.


TOPO


Como chegar ao local de partida ?

A deslocação para o local de partida do percurso e volta deverá ser assegurada pelo participante. Normalmente os locais de início dos passeios são mal servidos por transportes públicos, pelo que é quase sempre necessário transporte próprio. Caso não tenha transporte pessoal, pode sempre convidar um(a) amigo(a) com carro para ir consigo.


TOPO


A que horas começa e termina o Passeio Pedestre SAL ?
A hora de encontro para todos os Passeios Pedestres SAL está anunciada na agenda. Pode chegar mais cedo, o que é sempre preferível quando há dificuldade de parqueamento automóvel. A partir das hora de encontro são vendidos os bilhetes, preenchidas as fichas de contacto para quem está pela primeira vez na actividade, entregues os calendários para próximas actividades. O início da actividade decorre , por decisão do Monitor SAL, logo que terminadas estas formalidades. De acordo com o passeio, inicia-se de imediato a caminhar ou pode haver uma apresentação descritiva no local de partida. Os passeios têm diferentes horas previstas para terminar (ver descrição de cada passeio), que estão sempre condicionadas ao andamento do grupo e estado do tempo. Lembre-se que passear no campo pode ter imprevistos horários, pelo que aconselhamos a não marcar compromissos inadiáveis nestes dias.


TOPO


É preciso levar comida e água ?

Sim. A comida deve ser composta por saladas enlatadas ou preparadas no dia, sandes, bolachas, fruta, barras energéticas e de cereais, sumos. O leite não é aconselhável tomar durante esforços físicos. A água deve ser levada em quantidade razoável, nunca menos de 1,5 litros por pessoa. Todo este material deve ir acondicionado numa mochila de duas alças para transporte nas costas.


TOPO


Posso levar um grupo de amigos ?

Nas actividades da SAL, a palavra AMIGO tem significado. Claro que os grupos são bem vindos. Solicitamos que sempre que o grupo seja superior a 30 pessoas, nos informem antecipadamente. Para grupos superiores a 30 pessoas, é possível combinar uma actividade específica em data escolhida pelo grupo. Consultem os nossos Programas Grupos.


TOPO


Posso levar o meu cão ou o meu gato ?

Os amigos de quatro patas são muito bem vindos e não pagam inscrição. Embora durante a maior parte dos passeios seja possível andarem à solta é obrigatório trazer coleira e trela e tê-los presos nos núcleos urbanos, quintas, montes e onde existam animais domésticos ou gado. Muito importante: Lembre-se que nem toda a gente gosta de animais e que algumas pessoas têm mesmo medo de cães. Tenha em atenção para que o seu cão não circule frequentemente ao longo do grupo, dificultando ou pondo em perigo a caminhada dos restantes caminheiros. Durante as paragens de refeição, mantenha o seu cão preso, junto de si e não o deixe importunar os restantes participantes.


TOPO


Como posso fazer uma reclamação ?

Sempre que tenha algo a reclamar relativo a um Passeio Pedestre SAL no decorrer do mesmo, deverá fazê-lo de forma enquadrada directamente ao Monitor SAL presente, com vista a tentar de imediato dar-lhe uma resposta. Evite fazer essa reclamação em frente a outras pessoas ou em situações de tensão. Não trás benefícios para nenhuma das partes e normalmente não resolve os problemas. Caso queira poderá também apresentar a sua reclamação por escrito para a SAL por email para sal@sal.pt por correio ou fax. Reclamações telefónicas não têm possibilidade de serem respondidas visto a SAL não proceder à gravação de telecomunicações. Apresente sempre a sua reclamação com o máximo de detalhes objectivos. Se considerar que pretende utilizar a reclamação oficial via Livro de Reclamações do Turismo de Portugal IP, poderá fazê-lo no escritório da SAL em horário de expediente nos cinco dias posteriores à data do motivo que originou a sua reclamação.


TOPO


Como obtenho mais informações das actividades ?
Caso não se sinta completamente informado ou seguro sobre o que leu, pode utilizar o formulário Pedido de Informação, pode telefonar para o escritório da SAL, Telf 265.227.685, no horário 10:30h-13:00h e 14:30h-18:30h, de Segunda-Feira a Sexta-Feira. Caso queira, pode deixar o seu contacto e receberá informações periódicas por email sal@sal.pt. Não há possibilidade de comunicação telefónica com os Monitores SAL responsáveis pelos passeios.


TOPO



SISTEMAS DE AR LIVRE
Av.Manuel Maria Portela 40 1ºEsq  2900-478 Setúbal Portugal
Telf +(351) 265.227.685     Fax +(351) 265.221.334
E-mail sal@sal.pt   Internet Web Site http://www.sal.pt
Alvará EAT 28/2003 Turismo de Portugal. NIF 503 634 379.
SAL é uma marca registada. Todos os direitos reservados.