| Início |

Passeios Pedestres SAL
Condições Gerais
A SAL é uma das mais conceituadas Empresas Portuguesas de Turismo na organização de Passeios Pedestres. Desde 1996 já realizou mais de 1000 actividades, entre Passeios Guiados, Passeios de Orientação e Passeios de Aventura, pondo a andar cerca de 40.000 participantes, em diversas regiões e tipos de local. Além de contar com as reconhecidas belezas naturais dos locais por onde passam, os Passeios Pedestres SAL distinguem-se pela cuidada preparação dos seus programas, com monitores seguros, atenciosos, conhecedores e muito bem dispostos e, sempre que o programa assim o inclui, com um esmerado serviço de ofertas gastronómicas, seleccionando as melhores iguarias e apresentando-as da forma mais bonita possível.


Passeios Pedestres SAL

> Agenda de Passeios

> Programas Grupos


> Preços


> Lista de Passeios



> Cartão SAL

> Pré-Comprados

> Ofertas Walk in a Box


> Parcerias Empresas


> A Vida é Bela - Coolgift



> Dúvidas Frequentes

> Equipamento



>
História

> Equipa de Monitores

> Enquadramento Legal

> Condições Gerais

>
Pedido de Informação


Perfil do Participante
Os participantes nos Passeios Pedestres SAL são pessoas que apreciam um lazer inteligente e exigente, em que mais que o esforço físico, dá-se valor a uma forte componente intelectual, cultural e emocional. Estas são as actividades destinadas aqueles que, mais que andar com as pernas, gostam de fazer mexer a alma e enriquecer o espírito.

Aspectos Legais
A organização, prática e comercialização de Passeios Pedestres de carácter lúdico e com interesse turístico para a região onde em que se desenvolvem é uma actividade própria das Empresas de Animação Turística, devidamente licenciadas pelo Turismo de Portugal IP, de acordo com o Decreto-Lei n.º 108/2009 de 15 de Maio. A SAL está licenciada com registo 28/2003. Ver Enquadramento Legal.

Programas para Individuais
Caso queira participar individualmente (sózinho, casal, família) ou tenha um grupo de pequena dimensão deve consultar a Agenda de Passeios Pedestres SAL. Há Passeios Pedestres SAL todos os Sábados e Domingos, sem marcação prévia, sem grupo mínimo, sem problemas. Existem também por agendados Passeios Pedestres que necessitam de inscrição prévia, constando sempre essa informação, como por exemplo Passeios Nocturnos, Fins de Semana, Passeios Excepcionais. Em todas estas passeios vai juntar-se a outras pessoas que participam na mesma jornada. Ver Agenda Passeios.

Programas Exclusivos e para Grupos
No caso de pretender um Passeio Pedestre SAL em exclusivo para si ou para um grupo, na data por si escolhida, deve consultar o Programa Grupos onde pode ver quais os preços e as diferentes alternativas. Pode escolher o passeiode entre os disponibilizadas na Lista de Passeios

Condições de Participação
Os Passeios Pedestres SAL são abertos a todo o tipo de pessoas sem haver qualquer tipo de restrição ou condicionante de género, idade, etnia, religião, orientação sexual, opção política ou outras. Atendendo ao tipo de actividade em causa, com alguma exigência física e em alguns locais de progressão complexa, só deve ser praticada por pessoas em boas condições de saúde física, mental e emocional.

Mobilidade, Visão e Audição Reduzidas
Alguns dos Passeios Pedestres são acessíveis a pessoas com mobilidade ou visão reduzidas desde que acompanhadas por auxiliar e munidas de equipamentos de locomoção apropriado ao tipo de terreno. Peça informações específicas para estes casos. Todos os Passeios Pedestres SAL são acessíveis a pessoas de audição reduzida.

Responsabilidade e Autoridade da Equipa SAL
Os Monitores SAL que enquadram a actividade são responsáveis pela organização do evento, serviço de guia, prestação de explicações sobre os sítios avistados e visitados e sobre os aspectos naturais e culturais do trajecto. A responsabilidade sobre a segurança dos participantes é definida nas suas indicações que devem ser seguidas a rigor. Sempre que haja um mínimo de dois Monitores SAL os participantes devem sempre caminhar entre o da vanguarda e o da rectaguarda. Quando houver apenas um Monitor SAL, este não pode ser ultrapassado. Os participantes de um Passeio Pedestres SAL aceitam que os Monitores SAL são a autoridade no decorrer da mesma e que as suas indicações são soberanas.

Responsabilidades do Participante
Os participantes têm a responsabilidade de: Conhecer e aceitar as Condições Gerais de participação aqui definidas bem como as condições específicas de cada programa e as condições pontuais informadas pela Equipa SAL, no decorrer da actividade; Assegurar os pagamentos das actividades, dentro dos prazos informados; Assegurar e garantir que está em perfeitas condições físicas, mentais e emocionais para a prática da actividade; Possuir equipamento apropriado de calçado, vestuário, protecções para sol e insectos, estojo de primeiros socorros, medicação pessoal, mochila, água em quantidade suficiente, comida, protecções para chuva e frio e mochila; Guardar todos os detritos por si produzidos e transporta-los até um ecoponto ou recolha de lixo, preferencialmente no local onde adquiriu os bens consumidos; Se for fumador, guardar os filtros usados no saco do seu lixo e respeitar as indicações sobre os locais e ocasiões onde e quando pode fumar; Colaborar com os Monitores SAL em situações de acidente, emergência, socorro, amparo a outros participantes ou população local ou outras que se justifique a sua intervenção; Usufruir da Natureza e do Património de forma zelosa e ambientalmente sustentável para o meio, os recursos culturais e as populações locais; Ter um comportamento socialmente correcto e solidário.

Alterações ao Programado, Cancelamento e Adiamento
Em caso de mau tempo ou outra de força maior, devido a causas imponderáveis ou fora do alcance da SAL, como por exemplo diminuição das condições de segurança e das capacidades de disfrute dos locais percorridos, por interdição dos locais (incêndios, operações militares, autorizações canceladas, vedações inesperadas, ...) ou doença súbita dos seus Monitores, a actividade poderá ser atrasada na sua partida, adiada em todo ou em parte, ou cancelada pela SAL, até ao início da mesma.
Programa Individuais - Sempre que possível a SAL utiliza o seu website para comunicar o cancelamento das actividades. Caso o
cancelamento seja feito no início ou desenrolar da actividade não haverá qualquer tipo de indemnização ou compensação aos participantes. Caso já tenha havido pagamento, estes serão devolvidos desde que não tenha sido feito uma hora do tempo de actividade.
Programas para Grupos - A SAL responsabiliza-se pela devolução de pagamentos já efectuados apenas no caso de cancelamento com impossibilidade de adiamento, mas nunca haverá obrigação ao pagamento de qualquer tipo de indemnização. No caso de alterações ao programa, com atraso do início do evento, este será compensado pela disponibilidade da SAL para extensão horária nesse mesmo dia. Em caso de adiamento de actividades ou substituição por outras, nunca haverá qualquer tipo de alteração ao preço e às condições comerciais acordadas na proposta para o programa original. As actividades que precisarem de ser adiadas para nova data, que deverá ser agendada nos oito dias seguintes, deverão acontecer até sessenta dias após a data do evento original. A SAL informará o cliente das datas disponíveis para o adiamento e ficará da responsabilidade do cliente a marcação firme por escrito da data escolhida. Cancelamentos por parte do cliente: Até 30 dias antes da actividade: Devolução da reserva. Menos de 30 dias até 10 dias antes: Pagamento de 25%. Menos de 10 dias: Pagamento de 50%. Menos de 3 dias: Obrigação de pagamento integral do evento. Em conjunto, será sempre procurada uma solução que minimize perdas em caso de adiamento ou cancelamento.


Responsabilidade de Terceiros
Sempre que o programa apresentar falhas (faltas, atrasos, enganos ou outras) imputadas directamente a terceiros subcontratados, cabe à SAL assumir as responsabilidades dessas situações junto do seu cliente. No entanto, qualquer processo que vise a necessidade de reparação de eventuais danos, por processo indemnizatório ou outro, será assegurado em simultâneo com o mesmo a ser feito pelo subcontratado junto da SAL.

Seguros e Responsabilidade
A SAL tem os seguros exigidos por lei.
Acidentes Pessoais - Apólice 027/00002411/000 Liberty Europeia Seguros - Morte ou Invalidez Permanente 20.000,00 Euros -- Despesas de Tratamento 3.500,00 Euros. Ver apólice AP.
Responsabilidade Civil - Apólice 095/00933717/000 Liberty Europeia Seguros - Responsabilidade Máxima de 50.000,00 Euros. Franquia 10% da indemnização com mínimo de 200,00Euros. Ver apólice RC.

Os participantes individuais das actividades agendadas estão cobertos pelos seguros da SAL sem necessidade de listagem prévia ou informação de dados pessoais.
Para actividades de grupos
a
efectivação do seguro de acidentes pessoais é necessário solicitar directamente à Seguradora com nome de todos os intervenientes e acompanhado da descrição das actividades. Caso pretenda acionar o seguro da SAL, a empresa ou instituição cliente deverá enviar para a SAL, até dois dias úteis antes do evento, a lista de nomes e números de bilhete de identidade ou documento equivalente de todos os participantes. Não enviando esta listagem e a solicitação do respectivo seguro, os representantes legais da empresa ou instituição cliente da SAL asseguram ao adjudicar esta proposta que têm coberturas de seguro de acidentes pessoais para as actividades a realizar ou que, não tendo, assumem em pleno as responsabilidades decorrentes de eventuais acidentes. A SAL apenas é responsável pelos valores máximos das coberturas, definidas por lei. A SAL e os seus monitores não são responsáveis por qualquer acidente sofrido ou infração cometida durante a actividade ou nos percursos de acesso a esta. A SAL tem o direito de reclamar pagamento indemnizatório pelo desaparecimento ou dano com dolo dos equipamentos de sua propriedade ou de terceiros postos à disposição dos clientes.

Licenciamento
A SAL Sistemas de Ar Livre Lda é uma Empresa de Animação Turística Licenciada pelo Turismo de Portugal IP - Registo Nacional de Agentes de ANimação Turística RNAAT 28/2003. Nos termos da lei possui livro de reclamações ao dispôr dos seus clientes, que se encontra na sede da empresa e será facultado por pedido expresso do reclamante no prazo de três dias úteis na morada postal da sede do cliente ou em outro local caso seja de comum acordo entre ambas as partes. Ver Enquadramento Legal.



SISTEMAS DE AR LIVRE
Av.Manuel Maria Portela 40 1ºEsq  2900-478 Setúbal Portugal
Telf +(351) 265.227.685     Fax +(351) 265.221.334
E-mail sal@sal.pt   Internet Web Site http://www.sal.pt
Alvará EAT 28/2003 Turismo de Portugal. NIF 503 634 379.
SAL é uma marca registada. Todos os direitos reservados.