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Cruzeiros SAL

Condições Gerais
A SAL é hoje uma referência na organização de Cruzeiros Fluvais e Costeiros, principalmente em barcos tradicionais. Desde 1998 já realizou mais de 326 actividades, movimentando cerca de 12500 passageiros, em diversas rotas e programas. Além de contar com as reconhecidas belezas naturais das regiões onde opera e da oferta única dos recuperados barcos tradicionais, a SAL distingue-se pela cuidada apresentação dos seus programas, com monitores seguros, atenciosos, conhecedores e muito bem dispostos e com um esmerado serviço de ofertas gastronómicas, seleccionando as melhores iguarias e apresentando-as da forma mais bonita possível.



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Programas de Grupos
Agenda Individuais

Condições Gerais
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Fotos, imagens, informações técnicas e informações históricas publicadas em colaboração com os parceiros























Perfil de Participante
Os participantes dos Cruzeiros SAL são pessoas que apreciam um lazer inteligente, em que a veracidade da navegação num barco tradicional é o ponto alto de uma jornada única de lazer e prazer. Não procure nesta viagem luxo ou uma enorme comodidade. Deixe-se apenas navegar ! Podem participar qualquer tipo de passageiros, lembrando que as actividades de mar podem estar sujeitas a condições climatéricas mais intensas (muito calor, muito sol, vento, frio, balanços) ou a alterações bruscas das mesmas. Estar no mar é sempre uma experiência mais intensa que estar na praia, devendo ser acautelados os efeitos de enjoo ou de fobias de lugares com pouca capacidade de movimentação. Esta viagem não é aconselhada para crianças menores de 4 anos, idosos ou pessoas em estado de fragilidade física, com dificuldades de locomoção ou que sofram de fobias da água ou de lugares confinados.

Programas para Individuais
Caso queira participar individualmente (sozinho, casal, família) ou tenha um grupo de pequena dimensão deve inscrever-se num dos Cruzeiros SAL Regulares. Nestes Cruzeiros irá juntar-se a outras pessoas ou a outros grupos. Consulte e inscreva-se em Agenda de Individuais. No caso de não ser atingido o número mínimo de inscrições definido até 5 dias antes da actividade, a SAL reserva-se ao direito de cancelar o Cruzeiro programado, informando os inscritos que deverão decidir por transferir a sua inscrição para outra data ou ser-lhes devolvido a totalidade do valor de inscrição já pago.

Reservas
Os Cruzeiros SAL são actividades com muita procura, principalmente nos meses de Primavera e Verão, durante os fins de semana. Faça as suas reservas com maior antecedência possível. Utilize o Formulário de Reserva que encontra no final da página de cada Cruzeiro SAL, informando o programa, ementa e data pretendida e, se possível, datas alternativas. Será informado da confirmação de reserva para essa data e deverá de imediato proceder à adjudicação firme (ver mais em baixo).


Preços e Grupos
Os preços apresentados são sempre para grupos mínimos de acordo com especificado em cada Cruzeiro. No caso de grupos menores, será sempre considerado o valor total como se o grupo fosse desta dimensão. Se o grupo for superior à capacidade máxima do barco podem, em certas situações, utilizar-se outros barcos ou fazerem-se actividades consecutivas ou em dias diferentes. Os valores apresentados incluem IVA. Todos os preços são por pessoa, excepto os indicados para grupo.

Condições de Pagamento
Cruzeiros para Individuais - Totalidade do pagamento no acto da reserva.
Cruzeiros para Grupos - 50% com a adjudicação. 50% na data da actividade. Para clientes com histórico SAL superior a três anos, o pagamento final poderá ser efectuado até 30 dias após a actividade. Para reservas feitas com mais de três meses de antecedência o valor de adjudicação é de 25%, sendo os restantes 25% de adjudicação pagos até dois meses da actividade.

Pagamento por Transferência
Para pagamentos por transferência deve consultar a SAL para lhe ser fornecido o NIB. Em todos os pagamentos efectuados e facturados está incluído o valor do IVA sobre o valor apresentado para o Cruzeiro escolhido.

Validade dos programas e valores propostos
Os programas e valores apresentados neste site são válidos desde que as páginas web onde constem estejam on-line nessa data.

Adjudicação da Proposta
Após confirmação de disponibilidade de data e garantia da reserva provisória, a adjudicação de proposta deve ser feita sempre por PDF em email, fax ou carta com envio de documento autenticado pelo cliente. Aceitam-se como documentos de adjudicação as Notas de Encomenda e Notas de Compra do cliente ou uma simples carta ou fax, assinada e carimbada pelo cliente. Esta proposta deve ser adjudicada até 30 dias antes da data prevista da actividade. Poderá ser adjudicada com menor intervalo de tempo, desde que se confirme a disponibilidade da data. Não se garantem reservas de datas para actividades não adjudicadas. A adjudicação é considerada provisória e a data é reservada com envio do documento referido. A adjudicação é considerada firme com o recebimento do valor previsto de adjudicação que deve ser efectuado no prazo de 5 dias úteis.

Equipamentos e Cuidados Especiais Pessoais
As actividades que decorrem em ambiente exterior ou de Natureza estão sujeitas a diferentes condições atmosféricas e necessitam sempre de ter uma atenção cuidada pela parte dos participantes e dos responsáveis do grupo. Desta forma os participantes são sempre aconselhados a trazer: Chapéu ou boné; Sapatos fechados com sola de borracha rija; Roupa desportiva protectora adequada a navegar; Protector solar e óculos escuros; Toalha e Fato de Banho; Agasalho ou blusão; Protecção para a chuva (quando é previsível que chova); Medicação pessoal; Boa disposição. Caso hajam cuidados especiais de saúde ou de atenção (doenças crónicas, alergias, fobias, deficiências físicas ou psicológicas, restrições/opções alimentares) devem ser comunicados antecipadamente.

Segurança a Bordo
Viajar de barco tem riscos acrescidos em relação às actividades em terra, pelo que os participantes ao inscreverem-se e ao embarcar assumem que têm consciência dessa situação. As ordens de operação e segurança dadas pelo Comandante ou Mestre da Embarcação ou pelo Director do Cruzeiro devem ser cumpridas sem haver qualquer tipo de contestação a bordo. Não é permitido embarcar, desembarcar, sair ou entrar da embarcação sem ordem expressa para tal, assumindo o passageiro que o fizer a responsabilidade de todos os riscos que daí advenham. Os barcos estão equipados com meios de salvação individuais e colectivos. Caso pretenda, solicite no início, ou em qualquer altura do Cruzeiro, o seu meio de salvação individual para usar ou manter junto a si e à sua guarda durante a viagem. Em caso de acidente ou avaria, mantenha-se sempre a bordo e em silêncio tomando toda a atenção às indicações do Comandante, Mestre ou Director do Cruzeiro. Mantenha-se calmo, procure as zonas exteriores e conserve-se sentado ou agachado. Proteja a cabeça e mantenha as crianças junto a si. Nunca salte do barco, excepto em condições extremas ou quando lhe for dada ordem. Se tiver que saltar para a água faça sempre com o seu meio de salvação individual correctamente colocado.

Política de Responsabilidade Ambiental
Os barcos veleiros utilizam sempre que possível a força motriz do vento e os barcos a motor utilizam, sempre que possível, motor auxiliar a biodíesel, muitas vezes utilizado em permanência devido à falta de condições de navegabilidade à vela ou por decisão do comandante. A força motriz "vento" é absolutamente limpa e os motores que usam biodíesel é o resultante da transformação e reutilização de óleos alimentares usados. Os lixos não biodegradáveis sujos produzidos a bordo são recolhidos em sacos apropriados e despejados no final do cruzeiro na recolha de resíduos sólidos urbanos da cidade. Os vidros são recolhidos separadamente para colocação em ecopontos especializados. Os restos biodegradáveis produzidos a bordo, pela sua pequena quantidade e concentração, podem ser despejados para o rio, estuário ou oceano, contribuindo de forma eficaz para o alimento da fauna marinha, desde que o despejo seja suficientemente afastado da costa para não importunar o disfrute balnear.

Garantia de Realização e Exclusividade
A garantia de realização de Cruzeiro SAL para grupo é considerada com um mínimo de participantes ou pagamento equivalente. Caso o grupo pretenda exclusividade da viagem deverá garantir a reserva e pagamento do valor da exclusividade, quando existir, ou do valor do grupo mínimo, independentemente dos que levar a bordo. Em caso de não ser pedida exclusividade, a SAL reserva-se ao direito de ocupar os lugares disponíveis, face à lotação do barco, com seus convidados, podendo estes serem clientes individuais, clientes de grupo, membros extra de tripulação, tripulação em formação, convidados institucionais ou promocionais.


Responsabilidade de Terceiros
Sempre que o programa apresentar falhas (faltas, atrasos, enganos ou outras) imputadas directamente a terceiros subcontratados, cabe à SAL assumir as responsabilidades dessas situações junto do seu cliente. No entanto, qualquer processo que vise a necessidade de reparação de eventuais danos, por processo indemnizatório ou outro, será assegurado junto do cliente SAL apenas após o mesmo ter sido resolvido com o fornecedor SAL e na mesma proporcionalidade.

Seguros e Responsabilidade
As actividades propostas estão cobertas pelos seguros previstos na lei. Para efectivação do seguro de acidentes pessoais é necessário solicitar directamente à Seguradora com nome de todos os intervenientes e acompanhado da descrição das actividades. Caso pretenda acionar o seguro da SAL, a empresa ou instituição cliente deverá enviar para a SAL, até dois dias úteis antes do evento, a lista de nomes e números de bilhete de identidade ou documento equivalente de todos os participantes. Não enviando esta listagem e a solicitação do respectivo seguro, os representantes legais da empresa ou instituição cliente da SAL asseguram ao adjudicar esta proposta que têm coberturas de seguro de acidentes pessoais para as actividades a realizar ou que, não tendo, assumem em pleno as responsabilidades decorrentes de eventuais acidentes. A SAL apenas é responsável pelos valores máximos das coberturas, definidas por lei. A SAL e os seus monitores não são responsáveis por qualquer acidente sofrido ou infração cometida durante a actividade ou nos percursos de acesso a esta. A SAL tem o direito de reclamar pagamento indemnizatório pelo desaparecimento ou dano com dolo dos equipamentos de sua propriedade ou de terceiros postos à disposição dos clientes.

Descrição dos Seguros
Responsabilidade Civil - Apólice 095/00933717/000 Liberty Europeia Seguros - Responsabilidade Máxima de 50.000,00 Euros. Franquia 10% da indemnização com mínimo de 200,00Euros. Acidentes Pessoais - Apólice 027/00002411/000 Liberty Europeia Seguros - Morte ou Invalidez Permanente 20.000,00 Euros -- Despesas de Tratamento 3.500,00 Euros.

Licenciamento
A SAL Sistemas de Ar Livre Lda é uma Empresa de Animação Turística, Actividades Marítimo Turísticas e Turismo de Natureza, licenciada pelo Turismo de Portugal IP - RNAAT 28/2003. Nos termos da lei possui livro de reclamações ao dispôr dos seus clientes, que se encontra na sede da empresa e será facultado por pedido expresso do reclamante no prazo de três dias úteis na morada postal da sede do cliente ou em outro local caso seja de comum acordo entre ambas as partes. Os barcos onde os Cruzeiros SAL têm lugar são propriedade das empresas parcerias que asseguram estar em conformidade com a lei.

Alterações ao Programado, Atrasos, Cancelamento e Adiamento
Em caso de mau tempo, de condições de operação náutica, por decisão do Comandante do Barco ou do Director do Cruzeiro, por indicação da Autoridade Portuária, Autoridade Marítima ou outra Autoridade Pública, por avaria fortuita ou acidente, por acidente natural, por causas sociais como greves, tumultos ou revoluções, por outras situações de força maior, devido a causas imprevistas ou imponderáveis ou fora do alcance da SAL, a actividade poderá ser atrasada na sua partida, adiada em todo ou em parte, ou cancelada pela SAL. Em caso de partida com atraso, sem responsabilidade por parte do cliente, o tempo de atraso será efectuado pelo prolongamento da actividade não havendo lugar a outro tipo de compensação. Em caso de cancelamento a actividade será adiada para nova data ou, no caso de impossibilidade de adiamento, será feita a devolução dos pagamentos já efectuados, mas nunca haverá obrigação ao pagamento de qualquer tipo de indemnização. O serviço de refeição a bordo está sujeito a pequenas alterações com supressão ou substituição de parte ou algum dos seus componentes e modificação pontual das ementas e lista de oferta anunciada. No caso de alterações ao programa e ementa, com atrasos, adiamento de actividades ou substituição por outras, nunca haverá qualquer tipo de alteração ao preço e às condições comerciais acordadas na proposta para o programa original. Cancelamentos por parte do cliente: Até 30 dias antes da actividade: Devolução da reserva. Menos de 30 dias até 20 dias antes: Pagamento de 25%. Menos de 20 dias: Pagamento de 50%. Menos de 10 dias: Pagamento de 100%. Em conjunto, será sempre procurada uma solução que minimize perdas em caso de adiamento ou cancelamento. As inscrições em Hiper-Promoção e Promoção não são passíveis de devolução, em caso de desistência por parte do cliente.

Em vigor
Estes programas e condições foram revistos e estão em vigor a partir de 18 de Agosto de 2010.

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