PASSEIOS PEDESTRES
Informações
A Câmara Municipal de Cascais dentro da sua política de oferta desportiva e turística, mantém uma agenda permanente de Passeios Pedestres abertos à participação pública. Trata-se de uma excelente forma de praticar exercício físico em ambiente natural e ao mesmo tempo descobrir e aprender mais sobre o território do Concelho de Cascais nas suas vertentes naturais e culturais. A SAL Sistemas de Ar Livre foi convidada pela Câmara Municipal de Cascais a fazer a produção executiva e o enquadramento técnico dos Passeios Pedestres Cascais até Dezembro de 2012. Veja de seguida um conjunto de Dúvidas Mais Frequentes (FAQs) que podem ajudar a optimizar a sua participação.

Apresentação

Agenda de Passeios

Informações

Os Passeios
Conquista da Peninha
Da Serra às Quintas
Descobrir o Cabo Raso
Na Boca do Inferno
Na Costa do Guincho

Inscrições

Avaliação

Álbum de Fotos

Notícias

Contacto por email para cascais@sal.pt


Outras actividades da Câmara Municipal de Cascais

Mais Passeios SAL

 



 

 





Quem é a entidade responsável pela iniciativa e promoção destes Passeios Pedestres ?
A Câmara Municipal de Cascais, através do Departamento de Desporto. Pode aceder ao site através de www.cm-cascais.pt/Cascais/Viver/Desporto. Para esclarecer qualquer dúvida sobre esta actividade pode telefonar para 214.825.576.

Quem organiza, realiza e acompanha estes Passeios Pedestres ?
A SAL Sistemas de Ar Livre Lda, Empresa de Animação Turística e Turismo de Natureza licenciada pelo Turismo de Portugal IP e legalmente habilitada para a execução desta actividade, com RNAAT 28/2003. Para saber tudo sobre a SAL pode aceder ao site através de www.sal.pt.

Quanto custa e onde se paga a participação ?
A participação custa 6,00Euros (Passeios Diurnos) ou 8,00Euros (Passeios Nocturnos) para o participante e é paga no início do passeio, contra a entrega de bilhete. Este valor tem IVA incluído à taxa em vigor. AGRADECEMOS QUE LEVE DINHEIRO TROCADO. O passeio de Fevereiro de 2014 é o último com o preço de 4,00Euros.

Porquê este preço e porque se paga ?
O preço desta actividade é um terço mais barata que outras do mesmo tipo de actividades de iniciativa privada, pois a Câmara Municipal de Cascais apoia o esforço de promoção do projecto como forma de incentivo à prática desportiva e descoberta do território do seu concelho. O pagamento por parte dos participantes, que tem um valor quase simbólico, garante a sua responsabilidade e exigência no serviço prestado e a sua participação de utilizador-pagador numa actividade que, embora importante, não é considerada um serviço público de necessidade básica.

É necessária inscrição prévia e como a faço ?
A inscrição prévia é obrigatória e deve ser feita pelo formulário que encontra na página Inscrições. Apenas para quem não tem acesso à página web pode fazer por email para cascais@sal.pt ou por telefone para a SAL para 265.227.685, de segunda-feira a sexta-feira, das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 19:00h. As inscrições prévias só são consideradas válidas se enviadas até às 18:00h da sexta-feira anterior à actividade.

Posso aparecer no local de encontro e fazer inscrição de última hora ?
Sim, pode aparecer e inscrever-se, caso haja vagas relativamente ao número máximo de participantes.

Posso cancelar uma inscrição ?
Sim, pelo mesmo formulário em que fez a inscrição assinalando o cancelamento no local indicado.

Estes Passeios Pedestres têm seguro ?
Os passeios têm seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais obrigatórios por lei. Para saber mais consulte a página Aspectos Legais no site da SAL.

Estes Passeios Pedestres são legais ?
Ao contrário de muitos outros, estes passeios de iniciativa municipal estão perfeitamente legais pois está contratada uma empresa devidamente licenciada para a sua realização, cumprindo assim o definido no Decreto Lei 108/2009 de 15 de Maio. Veja toda a informação sobre este assunto em Aspectos Legais no site da SAL.

Os Passeios Pedestres são só para andar, andar, andar ?
Não, os passeios têm diversas paragens para explicações sobre assuntos de interesse e d
escanso dos participantes. Por isso são passeios que servem para exercício de corpo e cérebro.

Porque é que o encontro é às 10:00h e não mais cedo ? A que horas se começa a caminhar ?

As 10:00h é a hora ideal de encontro para que não só os residentes da região, mas também os visitantes que se deslocam de longe possam aceder à actividade depois da viagem de acesso. A hora assinalada é a hora de encontro dos participantes com a equipa técnica, começando o passeio após cumpridas todas formalidades de inscrição e pagamentos.

Alterações ao programado e/ou cancelamento.
Em caso de mau tempo ou outra de força maior, devido a causas imponderáveis ou fora do alcance da SAL, como por exemplo diminuição das condições de segurança e das capacidades de disfrute dos locais percorridos, por interdição dos locais (incêndios, operações militares, autorizações canceladas, vedações inesperadas, ...) ou acidente ou doença súbita dos seus Monitores, a actividade poderá ser atrasada na sua partida, adiada em todo ou em parte, ou cancelada pela SAL, até ao início da mesma. Sempre que possível a SAL utiliza o website para comunicar o cancelamento das actividades até às 06:00h do dia do passeio. Caso o
cancelamento seja feito no início ou desenrolar da actividade não haverá qualquer tipo de indemnização ou compensação aos participantes. Caso já tenha havido pagamento, estes serão devolvidos desde que não tenha sido feito uma hora do tempo de actividade.

Que equipamento devo levar ?
Mochila de duas alças, chapéu ou boné ou gorro, cantil ou garrafa térmica, bolsa individual de primeiros socorros, roupa adequada a um passeio no campo e às condições atmosféricas expectáveis, que deve ser cómoda e protectora em qualquer estação do ano. Leve sempre um agasalho e uma protecção para chuva, mesmo que arrumados na mochila. Deve usar botas de montanha ou sapatos fortes de caminhada, sempre com meias grossas calçadas. Tenha consigo e utilize, quando necessário, protector solar e repelente de insectos. Se sofrer de hipertensão, hipotensão, diabetes, asma ou outros problemas respiratórios, leve sempre a medicação de emergência. Aconselha-se o uso de bastão de caminhada, óculos escuros e lenço ou cachecol, principalmente no tempo frio.

Que comida e água devo levar ?
Deve levar sempre comida e água em abundância. Pelo menos um litro de água, acondicionado em cantil ou garrafa térmica. A comida deve ser leve, mas energética - sandes, bolachas, bolos secos, frutos secos, fruta cristalizada, fruta fresca, barras de cereais, sumos em pacote. Evite iogurtes, leite, fiambres, queijo fresco, bebidas energéticas, bebidas alcoólicas. Tenha consigo um saco para colocar o lixo produzido que deve ser depositado no local onde adquiriu os bens que consumiu.

Como devo acautelar os primeiro socorros ?
Tenha o seu próprio estojo de primeiros socorros, para utilizar quando precisar ou ser utilizado por quem lhe presta o socorro. Caso não tenha estojo de primeiros socorros, serão utilizados materiais da equipa de monitores.

Que acontece no caso de haver um acidente ?
Se for um pequeno acidente será feito um primeiro socorro pelos monitores e seguirá até ao final do passeio ou até um local seguro para ser recolhido no final. Caso seja um acidente de maior gravidade, será estabilizado no local do acidente e serão accionados os meios de socorro geral, através de comunicação para o número 112.

Se eu sentir cansaço posso desistir ?
Avalie sempre muito bem o passeio que vai fazer de acordo com as suas condições físicas, psicológicas e emocionais. Caso queira desistir a meio do passeio, só o poderá fazer num local urbano com acesso a meios de transporte rodoviários normais. Pode optar por aí esperar que o passeio acabe e os monitores o venham recolher para o local de partida ou chamar um Táxi. Contactos Rádio Táxi Costa do Sol : 214.660.101; 214.659.500; 914.659.500; 963.594.976.

Os passeios são adaptáveis a crianças e seniores ?
Podem participar nos passeios pessoas de qualquer idade, mas deve ser bem verificado o tipo de passeio com as condições do participante. A idade não é sinónimo de qualquer condição por isso a escolha é sempre sua. Crianças com menos de 10 anos devem ser bem vigiadas pelos adultos que as acompanham.


Posso levar o meu cão ou o meu gato ?

Os amigos de quatro patas são muito bem vindos e não pagam inscrição. Embora durante a maior parte dos passeios seja possível andarem à solta é obrigatório trazer coleira e trela e tê-los presos nos núcleos urbanos, quintas, e onde existam animais domésticos ou gado. Muito importante: Lembre-se que nem toda a gente gosta de animais e algumas pessoas têm mesmo medo de cães. Tenha em atenção para que o seu cão não circule frequentemente ao longo do grupo, dificultando ou pondo em perigo a caminhada dos restantes caminheiros. Durante as paragens de refeição, mantenha o seu cão preso, junto de si e não o deixe importunar os restantes participantes.


PASSEIOS PEDESTRES SAL EM WWW.SAL.PT

Iniciativa e Promoção



www.cm-cascais.pt

Organização e Realização


Empresa de Animação Turística e Turismo de Natureza
RNAAT 28/2003 do Turismo de Portugal IP