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                 O Comentário da Semana por José 
                Pedro Calheiros | 
             
           
          
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            Outubro 2009 
            O ideário cromático das campanhas eleitorais 
           
            
               
                |   Nesta 
                    intensa época de campanhas eleitorais não deixarei 
                    de apresentar o meu manifesto sobre duas coisas que têm 
                    de ser alteradas de forma eficaz. É uma grande verdade 
                    que nas discussões político-partidárias 
                    muitas vezes perde-se a cabeça. Mas os políticos 
                    não deviam levar isso tanto à letra quando as 
                    suas caras aparecem nos enormes cartazes que infestam o nosso 
                    Portugal. Tomem atenção ao seguinte. Na ânsia 
                    de mostrar a sua cara de forma gigantesca, normalmente apenas 
                    nesta época, os crânios são decepados 
                    de meio da testa para cima. O que não deixa de ter 
                    um significado simbólico evidente da importância 
                    de um rosto sem cérebro. Mas mais importante é 
                    a definição cromática que serve de base 
                    às ditas publicidades. E quanto a isto a comissão 
                    nacional de eleições devia pronunciar-se mesmo. 
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            A cada 
            partido deveria estar restrito um código cromático bem 
            definido, atendendo que os logotipos partidários são 
            quase inexistentes. E é simples. Bastava guardarmos os vermelhos 
            para o PCP e MRPP, os laranjas para o PSD, os rosas para o PS, os 
            azuis para o CDS e PPM, os verdes para o Partido da Terra e Verdes. 
            O BE poderia utilizar todas as restantes cores disponíveis, 
            preferencialmente em simultâneo. Claro que teria de haver uma 
            solução azul para a coligação CDU, que 
            deveria "negociar" os tons com os outros detentores de azuis. 
            Como no futebol, pois ninguém imagina o FCP a vestir de vermelho, 
            o SLB de verde ou SCP de azul. Afinal política e futebol têm 
            tanta coisa em comum. 
             
             Comentários 
            9 
            Outubro 2009 - Rui Pereira 
            Apoiado JPC! São 
            fabulosos estes comentários da semana, são uma boa leitura 
            para a sexta-feira. Curioso, estive este fim-de-semana na Covilhã 
            e tinha efectivamente reparado que a cor do cartaz do candidato do 
            PSD era verde, mais, não tinha logótipo e o slogan era 
            “o meu partido é a Covilhã”…  
             
             
            
            
           
        
        
            
             
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