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          Agosto 2006  Mesmo 
          antes da febre dos Livros de Reclamações, já a 
          SAL tinha o seu, com o quadrinho informador em local visível 
          no nosso escritório. Mas aquele que era um privilégio 
          de apenas algumas empresas, nomeadamente todas as da área do 
          turismo e restauração, passou a uma vulgar presença 
          em qualquer cantinho comercial. O cartaz A4 vermelho escuro, de mau 
          gosto estético e com uma letra escrita ao contrário (sobre 
          a qual deveria ser feita uma reclamação) passou assim 
          a ser elemento decorativo. Mais. Passou mesmo a ser elemento credenciador 
          desse local que "até tem livro de reclamações". 
          Todos sabemos que a sua utilidade é quase nula, pois os Portugueses, 
          de uma forma geral, não reclamam ou porque não conseguem 
          textualizar a situação ou porque preferem não entrar 
          em litígio e preferem não voltar aquele local (excepção 
          feita aos locais da Administração Pública, onde 
          o livro amarelo é muito utilizado, mas que sobre os reclamantes 
          acaba por cair, mais cedo ou mais tarde, a vingança fria do funcionário 
          visado, pois afinal para estes serviços não há 
          alternativas). Mas não deveríamos ter também um 
          livro de reclamações inverso, para que os prestadores 
          de bens e serviços possam reclamar dos seus clientes faltosos 
          e indisciplinados ? Dos que não pagam; dos que destroem e sujam 
          as casas de banho; dos que causam distúrbios; dos que não 
          cumprem o seu papel contratual na relação; dos mal educados; 
          dos provocadores; dos prevaricadores ? Era simples. Era feita a reclamação 
          e enviada para a ASCS (Autoridade para a Segurança do Comércio 
          e Serviços), esta averiguava e procedia contra o faltoso e obviamente 
          publicava o seu nome num site na internet com fotografia e todos os 
          dados biométricos, entretanto recolhidos para emissão 
          do passaporte ou do bilhete de identidade. Que tal ?  Comentários 
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