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Blog O Comentário da Semana por José Pedro Calheiros

9 Outubro 2009
O ideário cromático das campanhas eleitorais

Nesta intensa época de campanhas eleitorais não deixarei de apresentar o meu manifesto sobre duas coisas que têm de ser alteradas de forma eficaz. É uma grande verdade que nas discussões político-partidárias muitas vezes perde-se a cabeça. Mas os políticos não deviam levar isso tanto à letra quando as suas caras aparecem nos enormes cartazes que infestam o nosso Portugal. Tomem atenção ao seguinte. Na ânsia de mostrar a sua cara de forma gigantesca, normalmente apenas nesta época, os crânios são decepados de meio da testa para cima. O que não deixa de ter um significado simbólico evidente da importância de um rosto sem cérebro. Mas mais importante é a definição cromática que serve de base às ditas publicidades. E quanto a isto a comissão nacional de eleições devia pronunciar-se mesmo.

A cada partido deveria estar restrito um código cromático bem definido, atendendo que os logotipos partidários são quase inexistentes. E é simples. Bastava guardarmos os vermelhos para o PCP e MRPP, os laranjas para o PSD, os rosas para o PS, os azuis para o CDS e PPM, os verdes para o Partido da Terra e Verdes. O BE poderia utilizar todas as restantes cores disponíveis, preferencialmente em simultâneo. Claro que teria de haver uma solução azul para a coligação CDU, que deveria "negociar" os tons com os outros detentores de azuis. Como no futebol, pois ninguém imagina o FCP a vestir de vermelho, o SLB de verde ou SCP de azul. Afinal política e futebol têm tanta coisa em comum.

Comentários
9 Outubro 2009 - Rui Pereira
Apoiado JPC!
São fabulosos estes comentários da semana, são uma boa leitura para a sexta-feira. Curioso, estive este fim-de-semana na Covilhã e tinha efectivamente reparado que a cor do cartaz do candidato do PSD era verde, mais, não tinha logótipo e o slogan era “o meu partido é a Covilhã”…

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