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6 Outubro 2005
Comentário da Semana "O País das Maravilhas"
José Pedro Calheiros

Face ao elevado nível da campanha autárquica, à forte motivação das populações e à compustura dos debates entre candidatos, desenvolvi, num momento de puro devaneio intelectual uma teoria arrevesada e original (que mais não se trata que uma sátira a todo este folclore). Defini a teoria como "O voto como produto de consumo". Depois de ter sido um privilégio, uma farsa, uma arma, um direito, um dever, segue-se a fase do voto como produto de consumo. O primeiro passo implicava a passagem da Comissão Nacional de Eleições a Sociedade Nacional de Eleições SA (maioritariamente de capitais públicos e com os partidos como accionistas minoritários) e passaria a controlar todo o processo, cobrando uma percentagem sobre todas as transações. Cada cidadão em idade de votar tinha o poder de vender o seu voto ao partido que bem entendesse por diversas formas, em qualquer altura do prazo pré-eleitoral, e pelo valor que quizesse. Os partidos deixariam de gastar rios de dinheiro em propaganda que só faz enriquecer alguns (normalmente em circuito fechado) e o dinheiro serviria para a compra dos votos (valor livre de impostos), havendo assim uma redistribuição da riqueza pelos contribuintes que financiam os partidos via orçamento do estado (por via dos impostos). Os votos poderiam ter um preço mínimo simbólico (para os de fortes convicções, isto é aqueles que terão contrapartidas caso o seu partido vença) até valores elevados para os completamento cépticos. Poderia haver leilões, vendas "last minute", bolsa de valorização, grossistas, revenda, enfim aplicar todas as regras do mercado. E caso isto fosse um artigo para a Visão, teria mais uma boas linhas de devaneio. Mas por aqui me fico, pois ainda me colocam vídeo vigilância no escritório (para minha segurança, claro !).

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